Tawkon
Blog
Fernando S C Ferreira
Author:
Fernando S C Ferreira
3128

Views
August 31, 2012

Cobertura celular e sua sa├║de

A punição das operadoras celulares pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) terminou, porém o debate sobre qualidade do serviço móvel no país certamente continuará. Uma questão central nessa discussão é a expansão da “cobertura” da rede celular no território nacional.

Todos nós sabemos que a qualidade do “sinal” das operadoras é fundamental para se comunicar pelo celular ou smartphone. Porém, você sabia que seu aparelho tende a operar com mais intensidade em locais onde o “sinal” é mais fraco? E que mais radiação será emitida como consequencia?

Enquanto o impacto das ondas geradas pelas “antenas” (estações rádio base) é mínimo devido à distância, a radiação criada pelos celulares é objeto de inúmeros estudos, uma vez que eles são geralmente usados junto à cabeça. E pouco tem sido divulgado por aqui sobre as pesquisas relevantes nessa área.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma das mais significativas análises sobre os possíveis efeitos do uso de celulares e smartphones. Em maio de 2011, o órgão listou publicamente a radiação celular como um possível agente cancerígeno.

Os estudos continuarão globalmente, mas os especialistas recomendam precaução. Para tanto, o aplicativo tawkon (gratuito no Google Play) monitora o nível de radiação durante chamadas e emite alerta com sugestão para reduzir exposição desnecessária (como uso de viva voz ou fone de ouvido).

Esperamos que a discussão atual sobre qualidade do serviço móvel no Brasil crie condições para uma maior e melhor cobertura celular. De qualquer forma, agora você pode usar o celular de maneira responsável - sem alterar a frequência ou duração de suas ligações! 

back to top
Designed by Judy Stroweis ALASKA Developed by entry  |  Made in TLV